Pages

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

MARLEY

Marley/EUA, REINO UNIDO
Ano: 2012 - Dirigido por: Kevin MacDonald

Sinopse: A vida do cantor, compositor e guitarrista Bob Marley, ícone do reggae mundial e um dos responsáveis por sua popularização. Dirigido por Kevin Maconald (O Último Rei da Escócia), é o primeiro filme a ter autorização de sua família para usar imagens do arquivo pessoal do músico.


Bob Marley é um desses ícones que pode passar centenas de anos e sempre será lembrado por todos. O grande nome do reggae, estilo de música nascida na Jamaica que teve Marley como um dos criadores e o maior divulgador do gênero, este documentário dirigido por Kevin MacDonald é o primeiro filme que teve a autorização da família do cantor para o uso do seu acervo pessoal de imagens e vídeos. 

Com grande riqueza de informações e entrevistas com filhos, amigos e de suas mulheres com quem se relacionou, incluindo sua esposa, a vida de Robert Marley, ou Bob Marley, é narrada com profundidade sendo passados diversos detalhes da vida do cantor que não conhecíamos. Fatos sobre sua doença que ocasionou sua morte em 11 de maio de 1981 e que é alvo de inúmeras discussões sobre o motivo, inclusive envolvendo sua religião, aqui, com as entrevistas de amigos e familiares que viviam praticamente 24 horas com Marley, tal assunto já ganha maior credibilidade e um teor mais verdadeiro, já que as informações provem de pessoas que conviviam com ele, e não de conclusões distantes da mídia. 


Outros assuntos como sua infância, o seu pai, a imparcialidade de Marley em relação à politica, a sua incessante busca em ser o melhor naquilo que fazia e crescer no ramo da música, os seus ideais sobre religião, casamento, a sua entrega ao povo, aos fãs e tudo no qual acreditava e pregava por meio da música. E também são explorados os conflitos de grupos na Jamaica onde Bob Marley era visto como uma influente figura para a paz e união do povo. 

Com este filme, acredito que aos leigos as músicas de Marley ganharão maior significado e profundidade, já que em cada frase de suas canções Marley estava relatando um momento de sua vida, do seu eu, do seu intimo. Vamos também ver que sua grande paixão era a música, e por meia dela falava ao mundo o que pensava e o que estava sentindo. 


Kevin MacDonald cria um documentário altamente envolvente. Se em alguns casos um documentário tendo duas horas e meia acaba ficando chato e cansativo, as duas horas e meia deste “Marley” passam rápido de tão envolvente que é. A edição eficaz que oferece um dinamismo ao filme juntamente com as músicas do cantor tornam a experiência ainda melhor. 

Não só aos fãs de reggae e de Bob Marley, como eu, devem assistir ao filme. Creio que todos precisam dar uma chance e conhecer melhor esse grande nome da música. Recomendado!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: