Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013

CELESTE E JESSE PARA SEMPRE

Celeste and Jesse Forever-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Lee Toland Krieger

Sinopse: Celeste (Rashida Jones) e Jesse (Andy Samberg) se conheceram na escola e logo resolveram se casar. Agora aos 30 anos, Celeste cuida de sua própria firma de consultoria, enquanto Jesse está mais uma vez desempregado e não parece se esforçar muito para mudar a situação. É quando ela decide que o melhor que ambos têm a fazer é se separar, já que isto acontecerá mais cedo ou mais tarde e, se for logo, eles ainda poderão continuar amigos. Apesar de ainda ser apaixonado pela esposa, Jesse aceita a proposta. Só que a vida sozinho não será nem um pouco fácil para ambos.


Para mim as melhores comédias românticas norte americanas sobre relacionamento dos últimos anos são “500 Dias Com Ela”, “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, “Amor a Toda Prova” e ”Ruby Sparks - A Namorada Perfeita”. Filmes maduros que lidam com o assunto sem fantasias, exageros e principalmente sem abusar de clichês e da dramatização transformando em algo novelesco e forçado. 

Quando li a sinopse de “Celeste e Jesse Para Sempre” imaginei que seria o próximo filme a entrar na lista na qual pertence às obras citadas acima, no entanto, apesar de não cair no tom caricato e novelesco, o longa deixa de extrair aquilo que tem de melhor em sua história e o resultado acaba sendo um tanto quanto superficial e pouco emocionante. 


O problema começa quando o filme não decide em quem focalizar, ou se em Celeste ou em Jesse. E se em ambos, então que fosse de maneira equilibrada para cada um dos lados. Entretanto, há momentos onde a história segue Jesse, e em seguida muda o foco totalmente para Celeste esquecendo-se de Jesse e tornando-o apenas um personagem participativo na vida de Celeste. 

Em “500 Dias Com Ela”, por exemplo, o foco do longa era o personagem do Joseph Gordon Levitt, e não Zooey Deschanel. E ainda, devido a essa falta de decisão do roteiro, não presenciamos o amadurecimento de Jesse, que começa dependente da esposa Celeste sendo um garoto desempregado esperando as oportunidades aparecerem. Mas logo em seguida, após a separação, ele já se encontra estabelecido profissionalmente, encontrou outra mulher que tinha se envolvido meses atrás e descobre que ela esta esperando um filho seu. 


São detalhes minuciosos muito pouco explorados pelo roteiro e que deixa o filme tão comum e pouco chamativo. É uma obra que fala do amadurecimento e de vida a dois, de um casal que se casaram cedo, mas com o desgaste do tempo decidiram se separar, mas o curioso é que continuam super amigos saindo juntos, se divertindo e gostando ainda um do outro. 

O elenco não compromete. Não considero Andy Samberg um grande ator, muito menos essa tal de Rashida Jones, mas ambos consolidam uma química convincente que oferece até certo frescor ao filme. 


Celeste e Jesse Para Sempre”, portanto, é uma comédia romântica agradável, e só. Não é enjoada como a maioria que vemos hoje em dia em Hollywood, mas está longe de ter a profundidade de certas pérolas inesquecíveis já citadas nesse texto.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: