Pages

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A CAÇA

Jagten-DINAMARCA
Ano: 2012 - Dirigido por: Thomas Vinterberg

Sinopse: Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Boa praça e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.


Este filme dinamarquês trata de uma situação daquelas difíceis de lidar. Diferente de outros filmes que procuram investir no suspense sobre se tal ocorrido aconteceu de fato ou não, o trunfo de “A Caça” é por não esconder nada, e focar na trajetória do seu protagonista. 

Estamos falando aqui de abuso sexual. Lucas, interpretado por Mads Mikkensen (“007 – Cassino Royale” e “O Amante da Rainha”) é um sujeito bom, paciente, bom amigo, bom pai e, principalmente, um homem de caráter e respeito. O diretor Thomas Vinterberg faz questão de mostrar isso. Lucas trabalha em um jardim de infância e se relaciona super bem com as crianças, que o adoram. Principalmente com uma em particular que é uma garotinha chamada Klara. Porém, durante um momento de brincadeira, Klara demonstra de maneira muito direta e inocente seu enorme carinho por Lucas dando-lhe um selinho na boca e lhe entregando uma lembrancinha. Após falar com ela explicando que beijinhos apenas no papai e na mamãe, Klara sente-se magoada até dizer para a diretora não gostar de Lucas e que havia visto o seu órgão sexual ereto. 


Obviamente a diretora irá acreditar na criança e buscar as devidas providencias. Lucas é acusado de abuso sexual e tal história vai ganhando proporções enormes a ponto de ser acusado de abuso em todas as crianças do jardim de infância. 

“A Caça” não esconde a inocência de Lucas. Vemos que ele não fez absolutamente nada. Mas a partir do momento em que você é acusado de algo tão sério como no filme, as consequências e marcas que são deixadas é um caminho árduo, e por vezes impossível de superar. Pois o ser humano é facilmente levado por suas emoções, e algo relacionado a uma criança com menos de dez anos de idade é ainda pior. 


O diretor Thomas Vinterberg, portanto, cria um filme que sustenta-se nessa abordagem, de reações negativas por parte de todos e a esperança do protagonista em conseguir vencer aquilo e provar que é inocente. “A Caça” é um drama tenso e envolvente do inicio ao fim, que nos prende fazendo torcer e sofrer junto ao personagem. 

Mads Mikkensen que interpreta Lucas é um ator que vêm crescendo e muito no cinema. Foi o vilão do primeiro 007 com Daniel Craig, estrelou o excelente “O Amante da Rainha”, é o protagonista da nova série norte-americana “Hannibal” onde interpreta o serial killer Hannibal Lecter, e agora, vêm com este "A Caça" numa interpretação poderosa e emocionante. 

A Caça” é uma obra imperdível e uma das mais impressionantes desses últimos anos. Recomendo!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: