Pages

domingo, 21 de abril de 2013

MáquinaDoTempo: HOMEM DE FERRO

Iron Man-EUA
Ano: 2008 - Dirigido por: Jon Fraveau

Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.


Homem de Ferro era, repito, era um herói de segunda da Marvel nos quadrinhos e mal conhecido pelo público. A Marvel para iniciar sua empreitada como realizadora de seus próprios filmes tinha que escolher um para dá o ponta pé inicial. Já que os heróis principais como Homem Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico estão com os direitos para a realização dos filmes em outras empresas, a escolha foi optar pelo Homem de Ferro, já que Capitão América e Thor ainda não eram apostas confiáveis para iniciar o legado Marvel no cinema. E olha que a empresa já estava ambiciosa tendo em mente o projeto “Os Vingadores”, mas só daria certo se a estreia no cinema do seu primeiro filme independente desse certo, portanto, não poderiam errar na mão. 

A Marvel adquiriu os direitos para fazer o filme em 2006. O projeto para colocar o herói na telona existia desde 1990, quando a Universal Studios adquiriu os direitos e planejava um filme de baixo orçamento que seria dirigido por Stuart Gordon. Como não vingou em 1996 a 20 Century Fox adquiri os direitos. Um roteiro foi escrito por Stan Lee, Jeff Vintar e Jeffrey Caine e, vejam só, Quentin Tarantino foi convidado para ser o diretor. Porém, mais uma vez, nada chega a um consenso e os direitos são vendidos para a New Line Cinema que em 2006 os repassa para a Marvel Studios. 


Pois bem, escolhido o herói, ainda assim a escolha do projeto era incerta, perigosa. Sendo o primeiro filme a ser produzido pela Marvel, um herói pouco conhecido, alcoólatra e excêntrico não parecia à escolha adequada. Até que aparece Jon Fravreau, um ator de comédias e diretor de filmes como “Um Duende em Nova York” e “Zathura”, dizendo ser fã do personagem e com ideias de fazer um longa realista com ar de espionagem e inspirações em icônicos personagens como James Bond, Robocop, Tom Clancy e ainda no filme “Batman Begins” no quesito amadurecimento e criação do herói. Como Fravreau havia trabalhado com a Marvel em “Demolidor”, foi então escolhido como diretor de “Homem de Ferro” em 2006. 

Mas existia outro impasse pela frente: a escolha do ator que viveria o personagem nas telas. Nicolas Cage e Tom Cruise mostraram-se interessados só que a intenção de Fravreau era ter um desconhecido interpretando Stark. Mas ainda assim, sua escolha acabou sendo Robert Downey Jr., que não era um completo desconhecido, mas andou com a carreira manchada devido aos anos de envolvimento com drogas, álcool e suas inúmeras prisões. Fravreau viu em Downey Jr. a escolha perfeita para o papel, pois além do ator entender o lado problema do personagem, também tinha todo o carisma e time cômico para construir alguém excêntrico, porém, simpático e que fizesse o público se interessar. Mais ainda assim a escolha de Robert Downey Jr. era arriscada, principalmente para um filme que seria o termômetro para todos os planos da Marvel no cinema, e se desse errado, provavelmente não teríamos tão cedo filmes como “Thor”, “Capitão América” e muito menos “Os Vingadores”. 


Após o lançamento de “Homem Ferro” em 2008, as criticas recebidas pelo filme foram as melhores possíveis, principalmente em relação à interpretação de Robert Downey Jr. O ator que já vinha buscando restaurar sua carreira há alguns anos se entregou por completo ao projeto e criou um personagem tão divertido, carismático e interessante, que até esquecemos os defeitos de moral existentes ali. E o filme até brinca com isso. Portanto, Downey Jr. conseguiu se colocar na mídia novamente e fisgar o interesse do público, e hoje já é um dos atores mais bem pagos de Hollywood. Para quem dizia ser um ator que jogou a carreira fora, o astro deu a volta por cima. Recebeu 50 milhões só de salario para atuar em “Os Vingadores”, é conhecido por todos, foi chamado para interpretar Sherlock Holmes no cinema que acabou se tornando outra franquia lucrativa, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel na comédia “Trovão Tropical” e hoje é sinônimo de lucro na indústria. Tudo isso em apenas cinco anos! Mas isso não foi sorte, e sim, talento e perseverança de alguém que buscou se reerguer e aproveitou as oportunidades que surgiram, e talento Robert Downey Jr. tem de sobra, sua atuação em “Chaplin” mais do que comprova isso. 

“Homem de Ferro” é um filme um tanto quanto curioso. Geralmente esperamos em um filme de super-herói a ação, e aqui temos momentos inspirados e empolgantes, mas a ação de “Homem de Ferro” fica para escanteio, pois o interesse que temos no longa é justamente Robert Downey Jr. como Tony Stark. A história sustenta-se totalmente no ator em seu personagem do que, necessariamente, nos atos heroicos do herói, tanto que grande parte do filme busca desenrolar o personagem mostrando o seu amadurecimento ao longo da trama. E por não ter tantas cenas de ação, e ainda com um clímax insosso e sem graça entre o herói e o vilão, Robert Downey Jr. é tão poderoso e tão cheio de presença em cena que o ver esbanjar seu chame, inteligência e cinismo é até melhor do que ver o Homem de Ferro agindo. 


Mas não só Robert Downey Jr. quem arrebenta, ainda que seja a alma do filme, porém, Gwyneth Paltrow oferece beleza, simpatia e delicadeza a assistente de Stark, Pepper Potts. Assim como Terrence Howard transmite respeito e carisma como o coronel amigo de Stark, James Rhodes. E Jeff Bridges na pele do vilão Obadiah Stane cai como luva. O ator com um visual imponente e sua voz rigorosa faz de Obadiah uma figura imprevisível e ameaçadora. 

Outro detalhe interessante é a forma com que a Marvel estabelece o seu universo aqui. Ela cria um filme realista e um tom que se mantêm nos demais filmes da empresa, e de um jeito que a fantasia nesse universo não soe deslocada do realismo que temos aqui, e ambos se casam perfeitamente soando convincente e, real.


Portanto, “Homem de Ferro” foi um tiro no escuro da Marvel, mas que acabou acertando em cheio o alvo. Transmite com êxito a história do personagem no cinema apresentando um herói que hoje é sinônimo de sucesso, colocando-o no mesmo patamar de outros bem mais conhecidos como o Homem Aranha, por exemplo. 

Se Christopher Reeve ficou eternizado como Superman, Christian Bale como Batman, Harrison Ford como Indiana Jones, Robert Downey Jr. se eterniza como sendo O HOMEM DE FERRO! 

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: