Pages

sábado, 20 de abril de 2013

DENTRO DA CASA

Dans la Maison-FRANÇA
Ano: 2012 - Dirigido por: François Ozon

Sinopse: Um pouco cansado da rotina de professor, Germain (Fabrice Luchini) chega a atormentar sua esposa Jeanne (Kristin Scott Thomas) com suas reclamações, mas ela também tem seus problemas profissionais para resolver e nem sempre dá a atenção desejada. Até o dia em que ele descobre na redação do adolescente Claude (Ernst Umhauer) um estilo diferente de escrever, que dá início a um intrigante jogo de sedução entre pupilo e mestre, que acaba envolvendo a própria esposa e a família de um colega de classe.


“Sempre há um jeito de entrar em qualquer casa.”. Essa é uma frase dita pelo protagonista nos instantes finais de “Dentro da Casa”. O longa dirigido por François Ozon flerta com o romance, a comédia e o suspense mostrando o poder da literatura de influenciar quem lê para fisgar o público com uma história interessante e criativa. 

François Ozon é um diretor, a meu ver, um tanto quanto instável. Seus trabalhos costumam se perder ao longo do caminho e cair em um ritmo seco sem grandes impressões. Filmes como “Ricky” e “O Refúgio” comprovam essa falta de ritmo do diretor. Surpreendentemente, este “Dentro da Casa” é o seu trabalho mais impressionante que já vi. Ozon consegue segurar a tensão com competência criando minuto após minuto um filme que vai se tornando cada vez mais instigante. O deslize acaba sendo tomado justamente no final, que poderia ter tido mais impacto e reviravoltas mais ousadas. Porém, não deixa de ser uma obra empolgante e envolvente. 


O ator Fabrine Luchini interpreta Germine, um professor de literatura que descobre em sua sala de aula um aluno cuja maneira de escrever se destaca dos demais devido ao tom irônico e persuasivo. Tudo começou quando Germine pediu aos alunos para escrever sobre o final de semana, e o tal garoto chamado Claude descreve os momentos que teve dentro da casa do seu melhor amigo. Germine então se une a Claude e ambos vão começar a dar vida a essa história, daí, o filme começa a se misturar entre o que é real e o que é imaginado pelo autor da história, no caso Claude, que tem como mentor Germine. 

A situação vai ganhando proporções cada vez mais dramáticas e o melhor é que não distinguimos se o que é relatado pelos protagonistas é verdadeiro ou não. Será que é a realidade influenciando a ficção ou a ficção influenciando a vida real dos seus criadores? São perguntas que nascem em nossa mente num filme extremamente eficiente que nos leva para dentro de sua história. 


Estrelado por atores excelentes, e destaco as atuações de Fabrine Luchini como o professor Germine e Ernst Umhauer como Claude, a ótimo química entre os dois é essencial para que nós se interessemos por seus personagens. 

Portanto, “Dentro da Casa” é uma viagem ao nosso imaginário e pelo poder da escrita. Um trabalho notável do diretor François Ozon que merece ser visto.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: