Pages

segunda-feira, 22 de abril de 2013

MáquinaDoTempo: HOMEM DE FERRO 2

Iron Man 2- EUA
Ano: 2010 - Dirigido por: Jon

Sinopse: Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell). Jim Rhodes (Don Cheadle), o braço direito de Tony, é colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko (Mickey Rourke) cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D.


Com o sucesso estrondoso do primeiro “Homem de Ferro” e a volta por cima triunfal de Robert Downey Jr. na carreira, obviamente a Marvel já tinha todo o sinal verde para o desenvolvimento do projeto “Os Vingadores” e dos filmes que antecederiam o longa da reunião dos heróis. Portanto, já começava as produções de “Thor”, “Capitão América” e claro, do próprio Homem de Ferro. Daí, em 2010 temos o lançamento de “Homem de Ferro 2"! 

O diretor Jon Favreau retorna na direção mantendo todo o excelente clima mostrado no primeiro filme. O humor de Tony Stark está mais afiado do que nunca, temos um herói mais maduro em relação às responsabilidades que possui, conhecemos um pouco da figura do seu pai Howard Stark e temos o ingresso de outros personagens que servem como introdução para o universo “Os Vingadores”. 


E mais uma vez “Homem de Ferro 2” sustenta-se mais ainda no talento de seu protagonista. Robert Downey Jr. é que gera o nosso interesse mesmo com os pouquíssimos momentos de ação. Em minha opinião, a melhor foi a sequencia em Mônico que além de linda visualmente, é empolgante. Já o final, assim como o primeiro, peca pela falta de criatividade e por criar um combate fraco e pouco animador entre o herói, o vilão e, agora, a Máquina de Combate comandada pelo Coronel James Rhodes, interpretado neste filme por Don Cheadle que entrou no lugar de Terrence Howard. 

Aliás, as falhas de ritmo e estrutura de “Homem de Ferro 2” prejudicam mais neste do que prejudicavam no primeiro. Agora temos dois vilões. Um deles é um empresário armamentista interpretado por Sam Rockwell que compete com Tony Stark e que se une ao vilão principal chamado Ivan Vanko, ou Chicote Negro, encarnado por Mickey Rourke. Ambos são sem graça e pouco interessantes e fazem nada do que só estender a história. Não possuem importância alguma a trama e estão ali apenas pela necessidade de se ter um vilão. 


Com isso, o que queremos ver mais é Robert Downey Jr. que com seu humor ácido e carisma conquista nossa atenção e nos anima em continuar assistindo. 

Homem de Ferro 2” não ruim. Um entretenimento que diverte e agrada, mas está longe do excelente primeiro filme, que era sob medida, possuía um vilão interessante e momentos memoráveis. Já aqui, torna-se uma continuação mais cheia de personagens, efeitos e história, e, superficial em seu todo.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: