Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ALBERT NOBBS

Albert Nobbs/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Rodrigo García


Considero Glenn Close uma das grandes atrizes em atividade em Hollywood nos dias de hoje, e ainda que tenha deixado o cinema de escanteio durante alguns anos e focado especialmente na série de TV “Damages”, seu talento é incomparável e nossa eterna Cruela DeVil volta, como protagonista, numa exemplar atuação aqui neste “Albert Nobbs”. 

A história acontece na Irlanda do século XIX e nos apresenta Albert Nobbs, um mordomo de hotel que esconde o segredo de ser uma mulher, mas veste-se de homem por motivos que serão apresentados com o decorrer da película.



O filme não adentra em discussões como preconceito, mudança de sexo e outras coisas relacionadas, em nenhum momento a história preocupa-se com isso, mas sim, na curiosa vida de Albert Nobbs, suas razões por ter decidido se vestir como homem e o que levou sua pessoa a trilhar tal caminho. Afinal, considero como uma das melhores coisas do filme esse interesse que ele consegue gerar no público pelo personagem, criando certa curiosidade de querer saber mais e mais sobre ele. 


Entretanto, fora esse aspecto positivo do roteiro, da produção notável e das atuações de Glenn Close e Janet McTeer (outra que está estupenda no filme!), “Albert Nobbs”, que tem roteiro assinado pela própria Glenn Close em parceria com John Banville inspirado no conto “The Singular Life of Albert Nobbs”, peca por nunca ousar em suas tramas. Faltou impacto, surpreender o público e não depender apenas de ótimas atuações. Os desdobramentos são comuns e previsíveis tornando a experiência de assistir “Albert Nobbs” apenas “normal”. Detalhe este que não faz jus aos estupendos trabalhos de Close e McTeer na obra. Uma pena!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: