Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

HISTÓRIAS CRUZADAS

The Help/EUA
Ano: 2011 - Dirigido por: Tate Taylor

Sinopse: Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. 


Histórias Cruzadas foi um grande sucesso quando estreou nos cinemas norte americanos em agosto de 2011, arrecadando quase 200 milhões em bilheteria, e isso só lá na terra do tio Sam. Agora chegando aos nossos cinemas e sendo uma das grandes sensações das premiações deste inicio de ano, Histórias Cruzadas é um filme todo esquematizado, bonitinho e bem feitinho justamente para prêmios.

Baseado em um livro da americana Kathryn Stockett, que o escreveu durante cinco anos em homenagem a Demetrie, emprega negra que a criou quando criança devido a frequente ausência dos seus pais, The Help, como é chamado no original, foi rejeitado inicialmente por mais ou menos 45 agentes literários. 


A história busca no preconceito racial do incio da década de 60 mostrar a vida de empregas afro-americanas e o modo como eram tratadas pelas patroas brancas em Jackson, Mississippi. No filme, temos a personagem Eugenia "Skeeter" Phelan (interpretada por Emma Stone e que representa a própria escritora do livro) que irá  surgir para justamente ir contra aquela sociedade cética e preconceituosa. Skeeter vai se familiarizar com as empregadas da região buscando relatos para o seu livro onde serão publicados as muitas histórias de racismo sofridas pelas empregas, causando assim, o maior alvoroço na região.

Particularmente, não acho Histórias Cruzadas essa maravilha toda a ponto de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Extremamente previsível e convencional, ao meu ver o diretor Tate Taylor empobrece muito o drama existente na história, criando algo piega e por vezes forçado, parecendo novela mexicana. Porém, o filme em si é divertido, simples e passa sua mensagem de maneira positiva, mesmo sem causar grande impacto.


As atuações estão boas destacando Viola Davis, que é uma forte concorrente ao Oscar de Melhor Atriz este ano e a premiada Octavia Spencer, que vem ganhando tudo de Melhor Atriz Coadjuvante e possivelmente vai faturar o Oscar também.

Não digo que é ruim e que não vale a pena, História Cruzadas é bom e envolvente, o problema é que não me convence como um dos melhores do ano. Mas vale a pena conferir!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: