Pages

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

APENAS UMA NOITE

Last Night/EUA
Ano: 2010 - Dirigido por: Massa Tadjedin
Lançado em: 2012

Sinopse: Michael (Sam Worthington) e Joanna Reed (Keira Knightley) formam um casal que parece ter tudo. Eles são jovens, atraentes e bem-sucedidos. No entanto, tudo muda quando os Reeds vão a uma festa de trabalho de Michael, na qual Joanna presencia um momento suspeito entre o marido e sua nova bela colega de trabalho Laura (Eva Mendes). O incidente é fugaz e ambíguo e Joanna não tem certeza do que presenciou, mas a sombra da dúvida na relação do casal contamina seu amor.


"Faço ou não faço? Hum..."


Massa Tadjedin têm uma carreira pequena como diretora. Este “Apenas Uma Noite” é o seu primeiro filme no comando, e conseguiu destaque em Hollywood como roteirista de um filme chamado “Camisa de Força”, lançado em 2005. 

Este “Apenas Uma Noite” fala de um assunto que ninguém gosta: traição. O filme lida com o tema de maneira melancólica e consequente. Mostrando que, dependendo do momento, pode vir a acontecer deslizes, afinal, somos seres humanos. No caso aqui, temos um casal onde, o rapaz parte numa viagem acompanhado de uma assistente muito atraente, enquanto sua esposa reencontra um amor do passado no qual ela nunca esqueceu. Daí, o resto é consequência. 


A diretora Massa Tadjedin, a partir dessas situações, passa grande parte do filme buscando criar um ambiente de dúvida, de incerteza em quem assisti, criando um questionamento se aquelas pessoas ali irão realmente ceder aos desejos ou não. Mas durante todo esse desenrolar, Tadjedin adentra em discussões obvias e previsíveis, sobre como era o passado e como está o presente. E depois de um tempo, já fica óbvio o que vai acontecer. Ao menos Tadjedin cria um final interessante, deixando em aberto para o público o que pode ter acontecido em seguida. 

Avaliando as atuações, Keira Knightley, além de muito bonita, a considero bastante talentosa e convincente. A atriz é responsável por toda a carga dramática do longa, e consegue transmitir com delicadeza e sutileza suas incertezas e sentimentos. Já em contrapartida, Sam Worthington, que interpreta o marido de Knightley, mostra mais uma vez ser um ator apático e sem emoção, sendo totalmente inexpressivo em cena, principalmente quando se encontra no meio do caminho, entre o trair ou não trair. 


Portanto, “Apenas Uma Noite” é uma obra simples, com boas atuações e um final legal. Mas até chegar nele, não vi nada de muito interessante. Um filme apenas normal e nada a mais.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: