Pages

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO

The Rum Diary/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Bruce Robinson

Sinopse: Baseado no romance de Hunter S. Thompson, O Diário de um Jornalista Bêbado conta a improvável história do jornalista itinerante Paul Kemp (Johnny Depp). Cansado da vida frenética de Nova Iorque e das convenções morais de uma América conservadora, ele viaja à bela ilha de Porto Rico, para trabalhar em um jornal local, o "The San Juan Star", administrado pelo tirânico Lotterman (Richard Jenkins). Adotando o ritmo calmo do lugar, regado a muito rum, Paul começa a se apaixonar por Chenault (Amber Heard), noiva de Sanderson (Aaron Eckhart), um dos maiores empresários da cidade. Ganancioso, Sanderson planeja converter Porto Rico num paraíso do capitalismo. Quando Kemp é recrutado por Sanderson para escrever um artigo favorável a respeito de sua nova e corrupta empreitada, ele é confrontado com um dilema: deve ajudar o empresário, ou aceitar os riscos e aproveitar para denunciá-lo?


Hunter S. Thompson foi um jornalista e escritor norte americano muito conhecido por seu estilo extravagante de escrever. Criador do jornalismo gonzo, onde misturava a realidade com a ficção e não se conseguia distinguir quem era o autor ou sujeito no texto, Thompson teve uma vida agitada. Alcoólatra, viciado em drogas e com um gênio forte e persistente, em 20 de fevereiro de 2005, se suicida com um tiro de espingarda na cabeça, e deixa um bilhete alegando estar deprimido e descontente com a vida. 

Dentre os livros publicados, o mais aclamado e prestigiado de sua carreira foi “Medo e Delírio em Las Vegas: Uma Viagem Selvagem ao Coração do Sonho Americano”, que teve uma adaptação para o cinema chamada de “Medo e Delírio em Las Vegas”, dirigida por Terry Gilliam. Um filme nonsense, frenético e perturbado que gosto muito. É estrelado por um Johnny Depp formidável que incorpora com fervor esse alter ego de Thompson, que, aliás, era um grande amigo seu. 


E por ser um grande amigo de Hunter S. Thompson, foi Johnny Depp quem tomou a iniciativa para adaptar outro livro bem conhecido do jornalista chamado “Diário de Uma Jornalista Bêbado”, uma ficção autobiográfica que se passa durante um período mais calmo, mas não menos problemático, da vida de Thompson, quanto este esteve em Cuba. 

O filme, dirigido por Bruce Robinson e produzido e estrelado por Johnny Depp, mostra o período que Hunter S. Thompson ficou em Cuba, começou a trabalhar num jornal local e a se envolver com os costumes e pessoas da região. Como é comum nos textos de Thompson, aqui o seu alter ego é chamado Paul Kemp, e assim como lá em “Medo e Delírio”, aqui se mescla ficção com realidade, e momentos de alucinações devido ao problema com drogas e bebidas do personagem. 


“Diário de Um Jornalista Bêbado”, porém, não consegue ter o mesmo efeito nem transmitir o mesmo desconforto que o ótimo “Medo e Delírio em Las Vegas”. Aqui, o filme trilha por caminhos mais tranquilos, as alucinações são pouco exploradas e o foco fica sendo uma trama de interesses tanto pessoais quanto profissionais dos personagens. 

Ao término do filme, a impressão que fica da vida de Thompson em Cuba é de um vazio. Pois tudo apresentado parece nunca chegar num propósito, e nisso, o que mais chama a atenção são os momentos de humor e o próprio Johnny Depp. 


Johnny Depp não está tão fenomenal como esteve em “Medo e Delírio”, mas segura grande parte do filme devido ao seu carisma e leve humor. Nas partes cômicas, Depp quem diverte, mostra-se a vontade e interpreta com amor homenageando o seu falecido amigo. E como Thompson era uma figura excêntrica, ninguém melhor do que o próprio ator para entender e se identificar com o personagem. 

Portanto, “Diário de Uma Jornalista Bêbado” é uma estrada sem fim. Sem objetivo, gera um vazio ao final por nada acrescentar, e vale conferir apenas por alguns momentos. Como um todo, é um filme que não fede nem cheira.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: