Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO

Seeking A Friend for the End of the World/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Lorene Scafaria

Sinopse: Dodge (Carell) foi abandonado pela esposa após descobrir que um meteoro se chocará com a Terra em um curto espaço de tempo. Seus planos de viver alguns dias de amor enquanto o fim se aproxima começam a se realizar, quando ele se aproxima de sua vizinha (Keira Knightley), que se convida a participar da - antes solitária - jornada, carregando nada além de seus discos favoritos.


O mundo vai acabar em pouco menos de quatro semanas. É certeza! O que você faria? Com quem você passaria os seus últimos momentos de vida? Esta é uma das interessantes abordagens deste “Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo”, dirigido pela americana Lorene Scafaria, que além de atriz e roteirista, agora faz aqui sua estreia na direção. 

No filme Steve Carrell interpreta Dodge, que foi abandonado pela esposa após descobrir que um meteoro chocará com a Terra exterminando todo o planeta. Como o fim é certo, cada um vai procurar vivê-lo a sua maneira, e Dodge segue vivendo os seus últimos momentos de maneira solitária, já que também não possui família. Sua mãe é morta e este não conversa com o pai já faz 25 anos. Porém, Dodge acaba conhecendo sua vizinha, interpretada por Keira Knightley, e nasce ali uma união inesperada para os últimos do planeta. 


Confesso que começando assistir “Procura-se...” senti certa preguiça de continuar assistindo. Deu vontade de parar e deixar para outra oportunidade. De inicio, a obra realmente não possui grandes atrativos e segue um ritmo lento, com nenhuma surpresa ou momentos envolventes. No entanto, afirmo que vale a pena fazer um esforço e chegar até a metade do filme. 

Do meio em diante, quando o envolvimento dos protagonistas torna-se algo bem maior do que uma simples amizade, “Procura-se...” melhora o seu ritmo e cria situações que em sua simplicidade é possível se emocionar. A questão da “pessoa certa para passar as últimas horas de vida” e a melancolia do fim estar próximo são transmitidas com grande e delicada sutileza onde, apenas por meio do silêncio, já é possível sentir o que os personagens estão sentindo. 


E claro que, isso não seria possível se também não tivéssemos ótimos atores. Steve Carell vem impressionando cada vez mais em papeis dramáticos, e aqui, seu personagem passa grande parte do filme triste, angustiado, e com isso, Carell transmite muitíssimo bem por meio de olhares e expressões sua dor, seu sofrimento e também o seu amor quando este acontece. Keira Knightley já faz o contraponto ideal para um protagonista “fechadão”. Ela é animada, inspiradora, divertida, espontânea e oferece uma leveza e contraste interessantes ao filme. E os dois juntos, principalmente nos momentos finais, a emoção é inegável. 

Portanto, “Procura-se Um Amigo Para O Fim Do Mundo” é uma gratificante surpresa deste finalzinho de ano. Mescla bem o romance, o drama e a comicidade, e por fim, temos um filme que, mesmo com um inicio fraco, consegue do seu meio em diante apresentar um sutil, honesto, simplório e emocionante filme. Vale a pena!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Wallacy Silva disse...

O melhor desse filme é que, apesar da situação, ele acaba por não ser um "filme-catástrofe", e aborda o comportamento das pessoas. Essa perspectiva humana faz toda a diferença! Belo texto!