Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O ÚLTIMO GUARDA COSTAS

London Boulevard/Reino Unido, EUA
Ano: 2011 - Dirigido por: William Monahan

Sinopse: Depois de deixar a prisão, um gângster (Colin Farrell) decide mudar de vida e sair do crime. Com o novo objetivo traçado, ele é contratado como segurança de uma jovem atriz (Keira Knightley) que vive reclusa de todo o mundo, com medo de tudo. Em suas buscas pela liberdade, cada qual a sua maneira, os dois acabam descobrindo o amor.


Quem entra no mundo do crime, ainda que deseje sair, o caminho é estreito. Cedo ou tarde ou será preso ou morto não tem jeito. Aqui, neste “O Último Guarda Costas” (mais uma pérola para as traduções brasileiras), ou, como no original “London Boulevard”, o diretor William Monahan, em seu primeiro filme na direção, faz um exemplar de gângster morno, pouco empolgante e sem o calibre de, por exemplo, um “Os Infiltrados”. 

E por um falar em “Os Infiltrados”, William Monahan foi o roteirista do filme e aqui, em sua estreia como diretor adapta um livro de Ken Bruen e nitidamente busca inspiração no premiado filme de Martin Scorsese, porém, acaba por criar um exemplar de gângster sem originalidade e que segue com precisão as regras do gênero. 


 Como diretor, Monahan até mostra ter competência. Cria ângulos certeiros, coloca a câmera no lugar certo e quando quer melhorar o ritmo consegue. Para um estreante isso é excelente, e prova que pode continuar no ramo. 

No entanto, o problema de “O Último Guarda Costas” é justamente por não apresentar nada de diferente e ter muitas vezes um ritmo lento e parado. Investindo na velha história do “gangster que saiu da prisão e não quer mais viver uma vida de crimes, porém, o chefão não o deixa sair tão fácil, e como ele está apaixonado vai dar um jeito nessa situação para poder ficar ao lado da amada” não é nada de muito interessante, afinal, é bem clichê. Porém, se tivesse um investimento maior no lado mais gangster da história, na violência e em criar cenas boas de ação, “London Boulevard” não passaria tão batido, sendo lançado direto para DVD aqui no Brasil. Porém, Monahan, além de reciclar o básico, não se preocupa com o essencial do gênero. 


Já Colin Farrell vêm me convencendo bem de uns anos para cá. Um ator que o considerava sem graça e apático, ultimamente, vem mostrando um carisma e mostrando uma sensibilidade notável. Por outro lado, Keira Knightley, muito simpática e linda, apenas faz bem o que lhe foi proposto e Ray Winstone, na pele do chefão, recicla o Jack Nicholson de os “Os Infiltrados”, mas sem aquele ar imprevisível e sarcástico que tínhamos em Nicholson no filme do Scorsese. 

 Então, clichê e sem graça “O Último Guarda Costas” é descartável.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: