Pages

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PLANO DE FUGA

Get the Gringo/EUA
Ano: 2011 - Dirigido por: Adrian Grunberg

Sinopse: Dirigido pelo estreante Adrian Grunberg, Plano de Fuga traz Mel Gibson no papel de um criminoso americano que ultrapassa a fronteira entre Estados Unidos e México durante a fuga de um roubo a banco. Ele acaba preso pelas autoridades mexicanas e enviado para um presídio lotado de bandidos de alta periculosidade. Não bastasse essa experiência bizarra, ele acaba se envolvendo com uma família local e se metendo numa grande enrascada em terras estrangeiras porque a bandidagem agora quer a pele dele. Para sobreviver na prisão, ele terá que aceitar a ajuda de um garoto de apenas 9 anos (Kevin Hernandez), com quem irá planejar sua fuga.


Adrian Grunberg começou a sua carreira como assistente de direção e agora realiza a sua estreia no comando com este “Plano de Fuga”. Grunberg já trabalhou duas vezes com Mel Gibson em “Apocalypto” e no mais recente “O Fim da Escuridão”, ambos como primeiro assistente. Portanto, retribuindo todo o aprendizado adquirido com Gibson, era mais do que justo chamá-lo para protagonizar este “Plano de Fuga”, onde além de protagonista, Gibson também produz e faz sua volta aos anos vindouros do seu cinema de ação, com todo aquele seu estilo sarcástico e piadista, e claro, com todo o vigo necessário para botar tudo pra quebrar! 

A história de “Plano de Fuga”, ainda que possua o básico do básico, se diferencia em certos momentos por extrair certa dramatização dos personagens, principalmente de Gibson. E em meio a isso, são mescladas ótimas cenas de ação filmadas com agilidade e competência por Grunberg, a exemplo a cena onde Mel Gibson saí atirando em rivais e Grunberg capta toda a sequência em câmera lenta. Ou então, os já citados começo e também o empolgante final. 


No entanto, o que atrapalha no filme e é algo que o diretor precisa se aperfeiçoar, é em buscar manter o ritmo, ainda que não esteja ocorrendo a ação. Certos momentos, Grunberg demora na resolução de determinada cena causando certa lentidão ao filme. Mas ainda bem que isso é rapidamente consertado e o ritmo logo volta ao normal. 

Plano de Fuga”, que já se encontra em DVD ou blu-ray, é um ótimo exemplar para os fãs de ação, e principalmente de Gibson. Eu, como um fã incondicional de sua carreira, é bom vê-lo ao seu estilo clássico novamente e com o habitual carisma em tela. Em meio há um vida pessoal tão conturbada nesses últimos anos, ao menos num filme de ação Mel Gibson pode descarregar todo o seu stress. E que continue assim!


Não é um clássico nem o seu melhor trabalho, mas empolga, diverte e proporcionam excelentes 95 minutos. Vale a pena conferir!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: