Pages

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ARGO

Argo/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Ben Affleck

Sinopse: Em 4 de novembro de 1979, durante a invasão de militares iranianos na embaixada americana em Teerã, 6 entre os 58 americanos presentes no local conseguem se refugiar na casa do embaixador do Canadá. Ciente da iminência da captura e da possível morte dos seis refugiados, Tony Mendez, um especialista da CIA, bola um ousado plano para tirá-los do país: forjar a produção de um filme americano de ficção científica em pleno Irã. É iniciada uma insólita operação secreta que se desenrolou nos bastidores de uma crise histórica, escondida durante décadas.


Terceiro filme como diretor de Ben Affleck, que conseguiu de vez limpar a sua imagem negativa de anos atrás e ser perdoado por todos os seus pecados (né “Demolidor”?), o ator/diretor vêm se mostrando um dos fortes cineastas de Hollywood ultimamente. 

Estreou por trás das câmeras em 2008 com o ótimo “Medo da Verdade”, dois anos depois fez o excelente “Atração Perigosa” que foi um grande sucesso de bilheteria, e agora, em 2012, Affleck retorna com este excepcional “Argo”, que narra uma das missões de resgate mais cinematográficas, e verdadeiras, já feitas pelo serviço secreto americano. 


E digo verdadeira porque a missão foi algo tão arriscado e desesperador, que todo o processo parecia mesmo algo saído das mentes de Hollywood, e por fim, para confirmar a veracidade dos fatos, Affleck opta por mostrar fotos originais de todos os envolvidos na dita “Operação Argo”, e claro, para fazer o público acreditar que tal ocorrido foi sim uma história real. 

Uma das grandes qualidades do filme e que se deve também a competência de seu diretor, se encontra na condução da história e em sua construção narrativa. Ben Affleck não faz um daqueles filmes discursivos onde se narra a história e pronto. Ele recria a tensão, o suspense e acerta em levar o público para dentro dessa linha tênue que foi a “Operação Argo”, deixando quem assiste altamente apreensivo na cadeira do cinema torcendo para que tudo dê certo, e por ser baseado em fatos reais, sempre fica aquela tensão de que provavelmente pode dar tudo errado. Aí o nosso coração dispara mais ainda! 


O elenco também é outra grande qualidade da obra. Ben Affleck, que mais uma vez se dirige, repete o mesmo mote de “Atração Perigosa”. Já que é um ator dito como mediano e um diretor dito como “de grande nível”, Affleck protagoniza “Argo” de maneira discreta e deixa os seus grandes talentos para a direção, e, mais uma vez, se cerca de excelentes coadjuvantes encabeçados por ótimos atores, a exemplo Alan Arkin, John Goodman e Bryan Cranston. 

Portanto, já fazia um tempinho que eu não ficava tão tenso e apreensivo em um filme no cinema. “Argo” até o momento é o favorito absoluto ao Oscar 2013, de diretor e filme principalmente, e olha, não ficaria triste se ganhasse. 


Argo” é uma experiência envolvente, empolgante, maravilhosamente bem dirigida, bem narrada, com ótimos atores e um maravilhoso e angustiante suspense. Vale muito a pena!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

J. BRUNO disse...

Excelente texto Matheus, você me deixou ainda mais curioso para ver o filme!