Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A ERA DO GELO 4

Ice Age 4: The Continental Drift

Ano: 2012 - Dirigido por: Steve Martino e Mike Thurmeier


Sinopse: Em "A Era do Gelo 4", Scrat desencadeia um evento cataclísmico. Sid, Manny e Diego são empurrados para alto mar e terão de lidar com perigos que jamais puderam imaginar que existiam, como um bando de piratas de quinta categoria. Sob muita adrenalina, nossos heróis terão de passar por cima deles e achar o caminho de volta para casa. 


O que mais me incomoda em toda a série A Era do Gelo são as falhas cronológicas. Lá no primeiro apareciam os humanos e depois nunca mais apareceram. Em seguida, temos os dinossauros e nunca mais também. E agora, em meio a deriva continental, A Era do Gelo 4 mostra os sinais de esgotamento das ideias e apela para o exagero, tanto em sua história quanto na quantidade de novos personagens. Não estou dizendo que os anteriores não tinham exageros, mas aqui, estes já se mostram como a única saída para se realizar algo que possa parecer divertido. Ou seja, não é mais espontâneo. 


Sem dúvida o melhor foi o primeiro lançado em 2002. O segundo, ainda que inferior, seguia o ritmo do original e foi bacana. No terceiro a falta do que fazer já era evidente, a ponto de buscarem os dinossauros para colocar algo a mais na franquia. Já o quarto inventam caranguejos gigantes, animais piratas, peixes com poderes de sedução (?), uma deriva continental ocasionada pelo esquilo Scrat e usam de fundo a velha história de “pai e filha adolescente rebelde” para darem as lições de moral da história. Tudo desordenadamente e pouco empolgante.

E o que falar do já citado esquilo Scrat. Uma das grandes sacadas da franquia, Scrat que era, muitas vezes, o responsável pelas melhores partes cômicas dos filmes, aqui, apresenta seus piores momentos, quase não aparecendo e quando aparece causando praticamente nenhum riso. Ou seja, totalmente apagado e esquecido.


O co-diretor do primeiro e diretor do segundo e terceiro, o brasileiro Carlos Saldanha fez bem de ter deixado o projeto de lado para focar no seu Rio. Porque A Era do Gelo 4 só existe por causa dos milhões que a franquia consegue fazer. E como este quarto arrecadou quase 900 milhões ao redor do mundo, então, não duvido nada de quererem fazer um quinto. Mas aí pergunto: O que mais pode acontecer com o planeta? Vamos colocar os personagens no século XX, um período com inúmeras revoluções e mudanças que podem render bons filmes. Ou então, vamos acrescentar no quinto capítulo Noé, aí sim vamos continuar tendo muita água. 

Não recomendo! O pior da franquia!


Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: