Pages

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UMA VIDA MELHOR

A Better Life/EUA
Ano: 2011 - Dirigido por: Chris Weitz

Sinopse: 
Um jardineiro em Los Angeles luta para manter seu filho longe das gangues e dos agentes de imigração, enquanto viaja através da cidade para realizar o trabalho de paisagismo nas casas de ricos proprietários.


"O que determina o seu futuro são suas escolhas no presente."


Já falei incansáveis vezes o quanto sou apaixonado por filmes que lidam com relações familiares, sejam estas entre pai e filho, ou filha e mãe e por ai vai. Surpreendentemente, este “Uma Vida Melhor”, dirigido por Chris Weitz, que dirigiu o excelente “Um Grande Garoto” e os irregulares “A Bússola de Ouro” e o “A Saga Crepúsculo – Lua Nova” consegue ser o melhor filme de sua carreira, mostrando um Chris Weitz maduro, consistente em sua narrativa e equilibrado no drama, não transformando o filme em um dramalhão forçado e sem emoção. 

 O mais surpreendente de “Uma Vida Melhor” é que ele começa normal, sem grandes surpresas, mostrando a situação do protagonista, um imigrante do México (interpretado por Demián Bichir, indicado ao Oscar por sua atuação) morando no EUA em busca de uma situação melhor para o seu filho, e com o desenrolar da obra Chris Weitz cria momentos tensos que causam forte apreensão em quem assiste, gerando assim um gostinho de thriller


Não estou dizendo que “Uma Vida Melhor” seja um thriller em certas partes, apenas que ficamos tão incertos e empolgados torcendo pelos personagens, que gera essa leve impressão. No entanto, muito mais do que isso, Weitz acerta em cheio na construção do relacionamento entre pai filho e principalmente no que se refere a escolhas. 

 É um filme que fala de imigração, respeito, valores, mas principalmente sobre escolhas. O lado do filho onde este, em determinado momento, têm em sua frente dois caminhos distintos para seguir e terá que optar por um deles é "emocionantemente" bem transmitido ao público. E a figura do pai está ali como aquele que dedica toda a sua vida em função do filho, buscando oferecer o melhor e ensinar o que é certo, não querendo que ele tenha a mesma vida que ele, e sim, uma vida diferente que lhe dê orgulho. Um momento que exemplifica perfeitamente esta intenção é quando o personagem de Demián Bichir explica ao filho o porquê que ele decidiu ter uma criança quando chegou aos Estados Unidos. Uma cena emocionante e com um Demián Bichir formidável. 


E por falar em Demián Bichir, sua indicação ao Oscar de Melhor Ator, uma surpresa para todos já que Bichir não estava entre os indicados em outras premiações, porém, foi merecidamente indicado e o ator convence e emociona transmitindo sua dor interior e seu amor pelo filho com uma sinceridade e entrega magistral. 

Uma Vida Melhor” é um ótimo filme que mostra a luta incessante e dura de um pai para oferecer o melhor ao filho. Um drama que não consegue ser chato, é tocante e prende a nossa atenção do começo ao fim. Um relato de luta, perseverança e, principalmente, de seguir o caminho certo. Recomendado!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: