Pages

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Especial Superman: SUPERMAN III

Superman III-EUA
Ano? 1983 - Dirigido por: Richard Lester

Sinopse: Superman (Christopher Reeve) enfrenta agora um computador diabólico, programado por um gênio da informática que pretende dominar o mundo.


Como falei na minha crítica de “Superman II – A Aventura Continua”, Richard Laster assumiu a direção durante o conturbado processo de filmagens onde o diretor Richard Donner, que dirigiu o primeiro, devido a brigas entre ele e os produtores acabou sendo demitido. Lester finalizou o segundo e foi oficialmente contratado como o diretor deste terceiro filme, e seguindo a vontade dos produtores de fazer uma aventura mais cômica e divertida, idéia esta que não foi aceita por Donner nos dois primeiros, Lester, que já dirigia comédias, aproveitou a oportunidade para colocar os seus talentos em prática. 

É até controverso falar de  “Superman III”, pois, ao mesmo tempo em que ele consegue ser uma comédia criativa com gags e situações bem coreografadas a lá Charles Chaplin, Spencer Tracy, Peter Sellers e outros, para um filme do Superman soa fora de contexto e pouco característico do já havia sido feito até então. 
     

A seriedade dos anteriores para com a mitologia do herói perde-se totalmente neste terceiro. Existem sim idéias bacanas como explorar o lado sombrio do personagem, que ao entrar em contato com a kryptonita vermelha, torna-se violento, desleixado, bêbado e sem educação. E também temos o ingresso de Lana Lang  (interpretada por Annette O´Toole, que faz a Marta Kent na série "Smallville") na história, uma personagem que fez parte da adolescência de Clark Kent, e que aqui ocupa o lugar de Lois Lane, já que a atriz Margot Kidder entrou em conflito com os produtores e estes reduziram totalmente a sua participação no filme. 

Mas o tom cômico excessivo prejudica tais abordagens, e colocar um computador como vilão, lutando ainda com o homem mais poderoso da Terra não convence e colabora ainda mais para a graça do filme. 


E comprovando a intenção de se fazer uma comédia, chamaram Richard Pryor para co-estrelar com Christopher Reeve. Pryor foi um comediante bastante conhecido na década de 70 e 80, principalmente no estilo de comédia stand-up. Estrelou obras conhecidas como “O Expresso de Chicago”, e ganhou a oportunidade de participar do filme por se declarar um imenso fã do personagem. Pryor não desagrada, mostra o seu talento para o humor e tira algumas risadas, mas o que poderia servir como um alívio cômico, Pryor ganha uma participação enorme colocando-se muitas vezes como o próprio protagonista, fazendo o Superman parecer uma mera participação especial. 

Já Christopher Reeve continua excelente tanto como Clark, quanto como o Superman em suas diferentes fases. Reeve traz simpatia e inocência como Clark. Imponência e heroísmo como o Superman, e surpreende como a figura violenta quando entra em contato com a pedra vermelha. Ainda que em um filme falho, Reeve consegue ser a alma, o corpo e espírito de todo ele. 


Portanto, “Superman III” é algo para se esquecer. Uma comédia voluntária que dilui tudo aquilo apresentado do homem de aço até agora.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

SEMANA QUE VEM A CRÍTICA DE "SUPERMAN IV - EM BUSCA DA PAZ"

1 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Donner fez uma falta na continuidade da série...depois veio o Singer e estragou novamente. Veremos o Snyder, acredito que retomará o sucesso e prestígio do primeiro. Tô confiando até cegamente em vista que é Nolan o produtor.

Superman III é uma piada de mal gosto. Adoro o Ruchard Pryor, mas nem ele consegue segurar a bomba. Um filme desastroso, infelizmente.E eu acho as gags não apenas fora de contexto, mas, de fato, uma porcaria.

Abs.