Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CASA DE MI PADRE

Casa de Mi Padre/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Matt Piedmont

Sinopse: Para salvar o rancho de seu pai, os irmãos Alvarez se envolvem em um guerra com o mais temido traficante de drogas do México.


Diferente de Jim Carrey, Ben Stiller e Adam Sandler, Will Farrell nunca caiu no gosto do público brasileiro. Nos EUA o ator é um dos mais prestigiados comediantes do país. Quando lá os seus filmes fazem sucesso nos cinemas, aqui são lançados diretamente para DVD. E não consigo entender o motivo já que Farrell possui uma cara de idiota perfeita, encaixando-se bem em papeis ridículos, forçados e caricatos. 

Surpreendentemente confesso que me diverti com este “Casa De Mi Padre” que passou longe dos nossos cinemas. O filme é falado todo em espanhol, se passa no México e Farrell interpreta um fazendeiro mexicano que se apaixona pela noiva do irmão que retorna para casa como traficante. 


Em todos os seus 90 minutos “Casa De Mi Padre” mostra-se como uma sátira aos novelões mexicanos e ao próprio Estados Unidos. Tudo ali é caricato e estereotipado. Desde os cenários ridiculamente mal construídos, aonde se percebe que a paisagem ao fundo é na realidade uma pintura e que os atores estão no estúdio, passando por personagens estereotipados como os policias americanos, os traficantes e os fazendeiros mexicanos. Inclusive esses estereótipos é justamente o principal detalhe do filme, pois são neles que se concentra toda a sátira. Temos um momento onde o personagem de Farrell está conversando com um policial americano e o policial fala: “Nem todos os americanos são maus!”, e Farrell responde: “Nem todos os mexicanos são traficantes!”

Os momentos de ação também são de mesmo modo super divertidos. Tanto a cena do casamento à lá Tarantino quanto o final acabam sendo engraçados não só pela construção mal feita da cena mas também por vermos Will Farrell de mexicano matando todo mundo. Se inúmeros atiradores não conseguem acertar Farrell que vai andando na direção deles normalmente, ele sozinho acaba com todos eles! 


Portanto, são esses exageros que me divertiram em “Casa de Mi Padre”. O tom caricato que mais lembra um quadro do programa “Saturday Night Live” é o que fazem do filme uma comédia ridiculamente divertida. Uma chanchada a lá mexicana que brinca de ser Tarantino, de ser faroeste e, acima de tudo, de ser uma comédia. E Will Farrell se encaixa muito bem, onde só no abrir a boca para falar espanhol já faz valer o filme.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: