Pages

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UM DIVÃ PARA DOIS

Hope Springs/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: David Frankel

Sinopse: Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão.

David Frankel fez Meryl Streep cair na graça de todos os públicos em "O Diabo Veste Prada" e agora volta a trabalhar com a atriz num filme que fala de casamento, onde Streep interpreta uma esposa insatisfeita com a distância e a frieza de seu esposo, interpretado por Tommy Lee Jones e decide iniciar uma consulta terapêutica para recuperar o seu casamento. 

O filme possui um ritmo até lento se comparado com a direção de Frankel em "O Diabo Veste Prada". Um ritmo lento e melancólico que vai criando aquela angústia na gente nos fazendo sentir na pele o quão complicado está a situação do casamento dos protagonistas. E assim como o casal começa a se consultar com um psicólogo especializado em relacionamentos, "Um Divã Para Dois" funciona também como uma tele aula, onde até na sua metade temos uma sucessão de ensinamentos transmitidos de maneira bem didática ao público. 


Talvez o filme vá conquistar mais os casados, principalmente os que já estão há muitos anos juntos e que passaram ou estão passando pelos mesmos problemas do casal do filme. Esse tom cru e bem humano existente na obra, vai tocar no fundo de muitas pessoas que conhecem bem o que é viver um casamento frio sem o amor e a paixão do inicio. Casamentos estes que foram vencidos pelo tempo, pela rotina e o comodismo do parceiro. 

O time de atores de "Um Divã Para Dois" é outro fator notável no longa. Meryl Streep sabe bem fazer esse papel da mulher rejeitada, e aqui, mais uma vez, transmite com fervor suas emoções. Steve Carrell traz simpatia e esperança na pele do psicólogo. Já Tommy Lee Jones encontra o tom certo dosando bem o sarcasmo de seu personagem juntamente com sua vontade de ser diferente com a esposa. 


Portanto, "Um Divã Para Dois" vale a pena conferir. Sendo mais um drama do que uma comédia, o longa acerta por adentrar em mensagens certeiras aos casais. E vai fazer muita gente refletir.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: