Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MINHA AVALIAÇÃO SOBRE A 70º GLOBO DE OURO - 2013

O Globo de Ouro vêm se mostrando a cada ano uma festa bem mais divertida que o próprio Oscar. Talvez por ser direto, sem enrolações ou momentos de apresentações, e, ainda que de vez e quando indique injustamente filmes como "O Turista", o Globo de Ouro é muito apreciado pelos atores, já que a premiação é votada por jornalistas estrangeiros que trabalham nos EUA, ou seja, críticos, diferente do Oscar que são pessoas que trabalham com cinema (produtores, atores, diretores e por aí vai). 

Equipe de "Argo" que ganhou como Melhor Filme Drama, Diretor e Roteiro 

A festa deste ano foi bem divertida e conseguiu embaralhar as apostas para o Oscar. Premiou justamente muita gente boa reconhecendo a qualidade de seus trabalhos. As apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler começaram um tanto quanto sem graça, mas com o desenrolar do discurso e da festa foram melhorando mostrando que também pode ser engraçado sem precisar ofender as pessoas. 

Ben Affleck foi justamente reconhecido por “Argo” recebendo o prêmio de Melhor Diretor e posteriormente o filme ganhou o de Melhor Filme.

Ainda não assisti “O Lado Bom da Vida”, mas fiquei muito feliz pela vitória de Jennifer Lawrence, que está se transformando na estrela do momento sendo protagonista do novo hit do cinema a série “Jogos Vorazes”, mas não deixa de buscar trabalhos menores e além de uma estrela, Lawrence é uma baita atriz. 

Hugh Jackman vence Melhor Ator Comédia/Musical por "Os Miseráveis"

Também não vi “Os Miseráveis”, esses filmes vão chegar por agora aqui no Brasil, mas já esperava que o filme levasse tudo devido às ótimas críticas. E só pelo trailer já tinha certeza que Hugh Jachman (Melhor Ator Comédia e/ou Musical) e Anne Hathaway (Melhor Atriz Coadjuvante) seriam reconhecidos, e fico contente pois são dois ótimos atores que gosto muito. Se bem que estou super curioso para conferir Bradley Cooper em “O Lado Bom da Vida”, sua atuação tem arrancado inúmeros elogios. 

Na de Melhor Ator por Drama, Daniel Daw-Lewis faturou numa atuação que estão dizendo ser impossível de não premiar, portanto, Daniel pode ganhar o seu terceiro Oscar mês que vêm, e olha, seriam todos na categoria de Melhor Ator, nenhum como coadjuvante. 

Daniel Daw-Lewis vence Melhor Ator Drama por "Lincoln"

Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, Christopher Waltz ganhou o seu segundo Globo em mais um filme de Quentin Tarantino, que também ganhou o prêmio de Melhor Roteiro pelo seu "Django Livre". Esperava que Tommy Lee Jones fosse o vencedor, e acho que no Oscar Waltz, ainda que indicado, não leva. 

Melhor Trilha Sonora apostei em “As Aventuras de Pi” e assim se fez. A trilha de Mychael Danna é tocante e arrebatadora. E melhor canção também foi para quem eu esperava, Adele faturou por “Skyfall” do novo filme do 007. Não considero a melhor canção, porém, o sucesso todo que o filme e a música vêm fazendo era de se esperar, mas não reclamo pois “007 – Operação Skyfall” é um filmão e é bom ser premiado dessa maneira. 

Em Filme Estrangeiro, como já era esperado, o estupendo "Amor" de Michael Haneke foi o vencedor.

Anne Hathaway vence Melhor Atriz Coadjuvante por "Os Miseráveis"

Agora, a categoria mais decepcionante foi na de Melhor Animação. Os grandes favoritos “Detona Ralph” e “Frankenweenie” de Tim Burton perderam para “Valente” da Pixar, que mesmo sendo um bom filme, não chega nem aos pés dos anteriores nem do patamar Pixar, que já fez melhores do que este. Realmente uma injustiça que creio que será corrigida no Oscar. 

Em seriado/Tv Kevin Costner venceu pela minissérie “Hatfields and McCoys” e outros grandes atores foram justamente reconhecidos como a estupenda Maggie Smith em “Downtown Abbey” e Don Cheadle em “House of Lies”. Bem como Ed Harris e Julianne Moore no ótimo telefilme “Game Change”, que também faturou o de Melhor Minissérie ou Filme para TV. 

Jodie Foster foi homenageada com o prêmio Cecil B. DeMille

Portanto, foi uma premiação justa que tirando a categoria de Melhor Animação, não tenho nada o que reclamar. Tivemos um momento bem bacana de homenagem a Jodie Foster, esbanjando sua habitual simpatia e beleza e atores como George Clooney, Sacha Baron Cohen, Robert Downey Jr. e Will Farrell conseguiram animar ainda mais a festa com momentos bem divertidos. E o que falar de quando o ex-presidente Bill Clinton sobe ao palco para apresentar o filme “Lincoln” e é aplaudido de pé? Sensacional!

É isso! Até no Oscar!

Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: