Pages

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

FLORES DO ORIENTE

Jin líng shí san chai/CHINA
Ano: 2011 - Dirigido por: Zhang Yimou

Sinopse: Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Uma vez lá, ele se depara com jovens estudantes de um convento e prostitutas de um bordel próximo do local. Inicialmente, Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado com o conflito existente, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos tão diferentes. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do brutal exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.


O diretor Zhang Yimou é um dos mais renomados diretores chineses e em suas obras toda a construção artística é belíssima e de encher os olhos, a exemplo dois de seus filmes mais aclamados como “O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói”. Neste “Flores do Oriente” ele entra no ambiente da guerra. Temos como pano de fundo o Massacre de Nanquim, onde os japoneses invadiram a cidade da China dominando-a e realizando um dos massacres mais sangrentos já ocorridos no oriente. Ali, teremos a luta de sobrevivência de jovens estudantes de um convento e de prostitutas da região onde terão como protetor o agente funerário John Miller (interpretado por Christian Bale), que de começo mostra-se desinteressado e apático, mas com o agravamento da situação vira a figura chave para o salvamento dessas pessoas. 

Assim como é costume na carreira do diretor Zhang Yimou, a qualidade da produção de “Flores do Oriente” não é diferente dos seus demais trabalhos. Contando com uma fotografia amarronzada ressaltando a destruição e a situação caótica de Nanquim, o diretor também filma sempre de maneira envolvente e empolgante as sequencias de guerra, e vai despertando cada vez mais o nosso interesse de chegar ao final e saber o que vai acontecer. 


No entanto, apesar de tudo ser muito bonito visualmente e envolvente de se assistir, o filme também não é uma maravilha. Possui algumas coisas que me incomodaram muito, como por exemplo, o altamente exagerado drama do filme, que em muitos momentos soa cartunesco e novelesco demais, assim como certas cenas com excessos de detalhes coloridos trazendo um ar piega à emoção da película. Ou seja, excesso de sentimentalismo em partes que deveriam emocionar, assim como diálogos didáticos ao extremo forçando a mão para que sintamos pena dos personagens. 

O roteiro é baseado no romance The 13 Women of Nanjing, do autor chinês Yan Geling, e claro, no famoso Massacre de Nanquim. E ainda que tenha os problemas que citei anteriormente, “Flores do Oriente” não é um filme ruim de assistir, pois, assim como disse no segundo paragrafo, ele envolve e desperta o nosso interesse de saber como tudo ali irá terminar. E destaco a atuação de Christian Bale, cujo talento é incontestável. 


Portanto, vale a pena conferir “Flores do Oriente”. Esta longe de ser um trabalho memorável do diretor Zhang Yimou, mas também não é descartável. Bom!

Nota: «««««

Comentários por Matheus C. Vilela

2 comentários:

carolina disse...

Para começar, eu queria elogiar o site, adorei as criticas e comentários feitos.

Mas, devo discordar sobre a sua opinião em relação a este filme, acredito, em minha humilde opinião, que não percebi esses exageros que você ressaltou, entendi que o diretor tenta ressaltar como a vida em momentos de guerra são trágicas, enfim... cada um tem sua opinião.

E, gostaria de saber se você já viu o filme vítimas de guerra com vera farmiga, e se sim, qual sua opinião?

Lyons Movie Set disse...

Ola Carolina tudo bem?

Um filme tenso que relata algo tão cruel quanto a própria guerra em si.

Em seu favor, vou preparar uma postagem sobre o filme e postar no blog dedicado a ti.

Me mande o seu e-mail ou link do facebook para o meu e-mail para enviar o link pra ti assim que estiver pronto.

Meu e-mail: matheuscvilela@yahoo.com.br

Abraços.
Att